Ao vivo: Hubble está consertado e será solto hoje no espaço

Após cinco passeios espaciais realizados a 540 km de altitude, os astronautas da missão STS-125 do ônibus espacial Atlantis finalizaram com sucesso todas as etapas de reparo e upgrade do super telescópio Hubble e às 16h22 da segunda-feira (18 de maio) travaram definitivamente as portas de acesso ao telescópio, que nunca mais receberá uma visita humana.


Esta foi a quinta e última viagem de um ônibus espacial ao telescópio, que recebeu 250 milhões de dólares de novos equipamentos. Ao cerrar a escotilha que dá acesso ao espaço exterior, o centro de controle da missão exclamou: "Bom trabalho Atlantis, esse é mesmo um excelente dia!".


EVA 5

O quinto passeio espacial começou com uma hora de antecedência devido à necessidade de trocar um escudo térmico que não fora instalado no passeio anterior, repleto de dificuldades. Dessa vez as atividades transcorreram normalmente, com os astronautas John Grunsfeld e Andrew Feustel substituindo o segundo conjunto de baterias e o Sensor de Guiagem Fina FGS, necessário para manter a orientação do telescópio.

http://www.youtube.com/watch?v=19eM4J_ZiQY&eurl=http%3A%2F%2Fwww.apolo11.com%2Fdestaque.php&feature=player_embedded


O sensor funciona focalizando uma determinada estrela, que servirá como guia. Qualquer pequena mudança na posição do Hubble é então calculada pelo computador de bordo, que reposiciona novamente o telescópio para a posição correta, mantendo o objeto no centro do alvo. Segundo a Nasa, o sensor tem precisão suficiente para manter o telescópio apontado para uma moeda de um centavo a 700 quilômetros de distância.

Após a instalação das baterias e do FGS, os astronautas substituíram o NOBL, uma espécie de cobertura de aço que protege o telescópio do severo ambiente espacial, fornecendo proteção térmica para os equipamentos dentro do Hubble. O trabalho foi bastante confuso, com pedaços da cobertura antiga se quebrando e flutuando pelo espaço. "Minha intenção era recuperar os pedaços e trazê-los de recordação", disse o astronauta Grunsfeld, em sua terceira viagem ao telescópio. Grunsfeld, que é astrofísico, pretende utilizar as futuras imagens do Hubble em um estudo que está fazendo sobre a Lua.


Liberação do Hubble - Terça-feira

Nesta terça-feira o telescópio Hubble será retirado do compartimento de carga da ISS e lançado novamente ao espaço. A operação será feita com o uso do braço robótico Canadarm, operado pela especialista Megan McArthur, que acordou a tripulação da Atlantis ao som da música “Lie in Our Graves”, executada pela banda Dave Matthews Band.

A operação está prevista para acontecer às 09h53 (hora de Brasília), uma hora depois da Atlantis iniciar as manobras de posicionamento e correção de órbita.


Veja ao Vivo!

Como nas outras ocasiões, todas as atividades da missão podem ser acompanhadas ao vivo pelo Apolochannel, que retransmite a Nasa-TV. Veja abaixo a programação da missão. Todas as datas estão no horário de Brasília. Veja ao vivo - ApoloChannel

19 maio - 09h53 - Liberação do telescópio Hubble
19 maio - 13h51 - Última inspeção do escudo de proteção térmica
20 maio - 09h31 - Conferência de imprensa com os astronautas
21 maio - 08h11 - Checagem dos sistemas de vôo da Atlantis
21 maio - 13h16 - 1º Entrevista com os astronautas
21 maio - 18h01 - 2º Entrevista com os astronautas
22 maio - 12h41 - Retorno da Atlantis ao Centro Espacial Kennedy


Foto: No topo, Telescópio Hubble orbita a Península da Flórida, de onde partiu a missão STS-125, o dia 11 de maio. A imagem mostra claramente o lago Okeechobee. Acima, vídeo mostra os melhores momentos da EVA 5, transmitidas ao vivo pela Nasa-TV. Crédito: Nasa/Nasa-TV/Youtube.

Fonte: www.apolo.com

Comentários

Postagens mais visitadas