DEPUTADOS BRASILEIROS DEBATEM COM ISRAELENSES COOPERAÇÃO NA ÁREA AEROESPACIAL

Uma delegação de representantes do governo e de indústrias israelenses da área aeroespacial visitou nesta segunda-feira, dia 12, em Brasília (DF), a sede do Congresso Nacional.

O grupo foi recebido pela primeira vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO) e pelo deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE).

A proposta do encontro foi a de estabelecer e fortalecer as relações entre o Brasil e Israel nesse setor. O grupo, liderado pelo chefe da Agência Espacial Israelense, Isaac Ben-Israel, demonstrou especial interesse em projetos de cooperação na área de satélites.

De acordo com Teixeira, a visita teve como objetivo ampliar o debate sobre o setor aeroespacial. Os israelenses esperam do Congresso Nacional a discussão das questões que envolvem a política espacial brasileira a fim de que se possa viabilizar parcerias nas áreas de tecnologia para os setores de telecomunicações, segurança, meio ambiente, clima e até mesmo educação a distância e acesso à internet em banda larga.

A comitiva contou com a participação do embaixador de Israel, Giora Becher, um representante do Ministério da Defesa de Israel e dirigentes de cinco indústrias israelenses da área aeroespacial. O grupo ainda participará de reuniões em alguns ministérios e visitará o Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP).

Entre as especialidades dos israelenses estão a produção de satélites leves (200/300 kg), satélites de comunicação, uso de radar para fotografia à noite e abaixo das nuvens, entre outras tecnologias. Teixeira destacou o interesse do grupo em espaço para lançamento de foguetes e satélites, dadas as limitações geográficas de Israel. Uma proposta de acordo neste sentido está em análise pelo Ministério das Relações Exteriores.


Fonte: http://www.boletimsupernovas.com.br/edicao/513/noticia/2418/BSN_deputados-brasileiros-debatem-com-israelenses-cooperacao-na-area-aeroespacial.htm

Comentários

Postagens mais visitadas