EXPLORANDO 'INVASORES ESPACIAIS' DE ALTA ENERGIA

Desde que foi lançado ao espaço, no mês de Junho de 2008, o telescópio espacial Fermi de raios gama da NASA tem descoberto uma nova classe de pulsares, sondado explosões de raios gama e tem observado refulgentes jatos em galáxias a bilhões de anos-luz de distância. Em 4 de maio de 2009, na reunião da Sociedade Americana de Física, em Denver, no Colorado, os cientistas de Fermi revelaram novos detalhes sobre partículas de alta energia implicadas num mistério cósmico próximo.

"O telescópio de grande área LAT de Fermi é o mais moderno detector de raios gama, porém ele também é um magnífico instrumento para a pesquisa dos elétrons de alta energia nos raios cósmicos", diz Alexander Moiseev, quem apresentou os resultados. Moiseev é um astrofísico do Centro Goddard de Vôos Espaciais da NASA, em Greenbelt, Maryland.

Observando as 4,5 milhões de partículas de alta energia que atingiram o detector entre 4 de Agosto de 2008 e 31 de Janeiro de 2009, a equipe de LAT encontrou mais partículas do que esperado com base nas experiências anteriores e nos modelos tradicionais.

A observação tem conseqüências similares as medições complementares de um satélite europeu chamado de PAMELA e do sistema estereoscópico de altas energias HESS, baseado no solo, um conjunto de telescópios localizados em Namíbia, que vê flashes de luz dos raios cósmicos atingindo a atmosfera superior.

O que mais entusiasmante nos dados de Fermi, PAMELA e HESS é que podem indicar a presença de um objeto próximo que está nos mandando feixes de raios cósmicos. "Se essas partículas fossem emitidas de longe, teriam perdido grande parte da sua energia até nos atingir", explicou Luca Baldini, também colaborador de Fermi, mas no Instituto Nacional de Física Nuclear (INFN) de Pisa, na Itália.

Fonte: http://www.nasa.gov/mission_pages/GLAST/news/space_invaders.html - http://www.boletimsupernovas.com.br/edicao/513/noticia/2420/BSN_explorando-invasores-espaciais-de-alta-energia.htm

Comentários

Postagens mais visitadas