REFINAMENTO DA CONSTANTE DE HUBBLE RESTRINGE POSSÍVEIS EXPLICAÇÕES DA ENERGIA ESCURA


Seja o que for a energia escura, as explicações para ela terão menos espaço para a dúvida segundo as observações do telescópio espacial Hubble, o qual tem refinado a medida da taxa atual de expansão do Universo com uma precisão onde o erro é menor do que 5%.

O novo valor para a taxa de expansão conhecida como a "constante de Hubble", ou H0 (em homenagem a Edwin Hubble, quem mediu pela primeira vez a expansão do Universo, há quase cem anos), é 74,2 km/seg/mpc (com uma margem de erro de +/- 3,6). Os resultados são quase coincidentes com uma medição anterior realizada pelo Hubble de 72 +/- 8 km/seg/mpc, mas agora duas vezes mais precisa.

A medição atual do Hubble, conduzida pela equipe de SHOES (das siglas em inglês de Supernova H0 para a equação de estado), liderada por Adam Riess, do Instituto de Ciências do Telescópio Espacial e da Universidade John Hopkins, usa uma série de aperfeiçoamentos para racionalizar e reforçar a construção de um 'gabarito cósmico de distâncias', de um bilhão de anos luz de longitude que os astrônomos utilizam para a determinação da taxa de expansão do Universo.


Fonte: http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2009/08/full/ - http://www.boletimsupernovas.com.br/edicao/513/noticia/2428/BSN_refinamento-da-constante-de-hubble-restringe-possiveis-explicacoes-da-energia-escura.htm

Comentários

Postagens mais visitadas