RIO DE JANEIRO SERÁ SEDE DE REUNIÃO INTERNACIONAL PARA O ESTUDO DA ENERGIA ESCURA

De 25 a 29 de maio, ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro reunião da colaboração internacional Dark Energy Survey (DES), cujo objetivo é estudar a natureza da energia escura – componente descoberta recentemente, que representa da ordem de 70% do conteúdo do Universo e é considerada responsável pela aceleração de sua expansão

O projeto tem como objetivos determinar a abundância da energia escura e a sua variação ao longo da história do cosmos através de quatro observáveis complementares que serão obtidos dos seguintes estudos: número de aglomerados de galáxias em função do desvio para o vermelho (redshift), distorções nas imagens das galáxias provocada pelo efeito de lentes gravitacionais fracas, estrutura em grande-escala da distribuição de galáxias e a variação da distância de supernovas do tipo Ia com redshift. Combinando os resultados destes estudos espera-se vincular com maior precisão as propriedades da energia escura.

A reunião será realizada no Observatório Nacional e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, envolvendo uma centena de astrofísicos dos vários países participantes deste projeto, que mapeará uma grande área do céu a partir de 2011, utilizando um detector que está sendo construído para este fim.

O levantamento levará cinco anos para ser concluído. A colaboração DES efetua reuniões semestrais, e esta é a primeira a se realizar no Brasil. Nestas reuniões, são discutidos o andamento da construção da câmara imageadora e a criação dos softwares de redução e de análise científica dos dados.

Cerca de uma dezena de pesquisadores brasileiros de várias instituições fazem parte do grupo "DES-Brazil", coordenado pelo Observatório Nacional. Além da participação da parte científica, o Brasil também contribui com uma parte técnica desenvolvendo um portal científico para os membros da colaboração, e que mais tarde será disponibilizado para o restante da comunidade de astrônomos brasileiros.

Aproveitando a vinda de especialistas estrangeiros, e no contexto das celebrações de 2009 como o Ano Internacional da Astronomia, será feita uma série de palestras voltadas ao público leigo com tradução simultânea e com transmissão pela internet. As palestras são gratuitas e serão ministradas no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, localizado na rua Xavier Sigaud 150, Botafogo, Rio de Janeiro, às 18:30h, com o seguinte programa:

25/maio - A Matéria Escura, com Ravi Sheth (Universidade da Pensilvânia)

26/maio - Supernovas e a Energia Escura, Josh Friemann (Universidade de Chicago)

27/maio - Os Aglomerados de Galáxias e a Energia Escura - Timothy McKay (Universidade de Michigan)

28/maio - As Lentes Gravitacionais, a Matéria Escura, e a Energia Escura, Bhuvnesh Jain (Universidade da Pensilvânia)

29/maio - A Distribuição de Galáxias no Universo como Teste para a Energia Escura, Enrique Gastanhaga (Instituto de Estudos Espaciais da Catalunia)

Informações sobre o projeto "DES-Brazil" podem ser obtidas no portal: http://www.des-brazil.org/

Informações sobre as palestras para o público: http://www.des-brazil.org/semana/

Comentários

Postagens mais visitadas