LHC sofre novo atraso

LHC sofre novo atrasoEm uma reunião realizada no CERN nesta sexta-feira, os cientistas responsáveis pelo Grande Colisor de Hádrons, mais conhecido pela sigla LHC (Large Hadron Collider), anunciaram que o maior acelerador de partículas do mundo não poderá ser ligado em Julho, como estava previsto.

Sem uso


Se o cronograma atual se mantiver, o atraso não será grande, e o acionamento do maior experimento científico da história poderá se dar já em Outubro.

O LHC teve que ser desativado em Setembro de 2008, apenas dois dias depois de ser ligado, e antes que nenhum experimento real pudesse ter sido feito.



Magnetos supercondutores


O defeito ocorreu em uma junção entre dois magnetos supercondutores. O grande problema é que o LHC possui mais de 10.000 dessas junções. Para se certificar de que novos defeitos não impeçam o andamento do projeto, os cientistas desenvolveram uma série de novas ferramentas para testar as junções sem precisar desmontá-las.
Além do custo dos equipamentos danificados - este conserto está orçado em quase US$30 milhões - qualquer manutenção no LHC exige que seus ambientes sejam aquecidos até a temperatura ambiente. Para funcionar, os magnetos supercondutores ficam em ambientes resfriados criogenicamente.


Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas