Muito Bom dia!

Segue abaixo Agenta Astronômica de Junho de 2009.

Segue link da fonte, (Planetário da UFSC)

http://www.cfh.ufsc.br/~planetar/textos/ageastro062009.htm

Atenciosamente,




Diego



Agenda Astronômica Junho - 2009
HORA OFICIAL BRASILEIRA ( -3 horas em relação a Greenwich )

Dia

Hora

Evento

05

17:00

Vênus na sua máxima elongação matutina. Excelente período para observação. Observável no horizonte leste, antes no nascer do Sol.

07

15:12

Lua cheia. Nasce às 17 h 42 min e põe-se às 06 h 23 min. Momento mensal onde o astro forma um ângulo de 180° com a Terra e o Sol, ficando toda a face iluminada voltada para a Terra. Visível toda à noite.

09

Máximo da chuva de meteoros Tau Herculídeos, com radiante na constelação do Touro. O melhor horário para observação será pouco antes do nascer do Sol no horizonte leste.

10

Lua no Apogeu. Sua distância da Terra é de 405.786 km. Momento mensal onde a Lua atinge o máximo afastamento da Terra.

10

Máximo da chuva de meteoros Teta Ofiucídeos. Estará ativa de 21 de maio a 16 de junho e o seu radiante ocorre na estrela Teta do Ofiúco. Sua taxa é de 15 meteoros por hora e os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

10

Máximo da chuva de meteoros Sagitarídeos com radiante na constelação do Sagitário. Estará ativa de 10 a 16 de junho e os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

13

09:00

Mercúrio na sua máxima elongação matutina. Observável no horizonte leste, antes do nascer do Sol, na constelação do Touro. Excelente período para observação.

15

19:15

Lua em quarto-minguante. Nasce às 00 h e põe-se às 11 h 57 min. Momento mensal onde o astro forma um ângulo de 90° a oeste do Sol em relação à Terra.

15

Máximo da chuva de meteoros Lirídeos de Junho. Estará ativa de 10 a 21 de junho, com radiante na constelação da Lira. Sua taxa é de 10 meteoros por hora e os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

16

Máximo da chuva de meteoros Aqualídeos de Junho, com radiante na constelação da Águia. Os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

18

Máximo da chuva de meteoros Phi Sagitarídeos com radiante na constelação do Sagitário. Estará ativa de 1° de junho a 15 de julho e sua taxa é de 5 meteoros por hora.

19

Lua próxima a Marte e Vênus. Observável antes do nascer do Sol, no horizonte leste a partir das 04:00 h da madrugada aproximadamente.

18

Máximo da chuva de meteoros Ofiucídeos Norte de Maio. Permanece ativa de 06 de abril a 16 de junho e seu radiante situa-se na região norte da constelação de Ofiúco. Sua taxa é de dois a três meteoros por hora. Os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

19

Máximo da chuva de meteoros Sagitarídeos com radiante na constelação do Sagitário. Permanece ativa de 15 de abril a 15 de julho e sua taxa é de 05 meteoros por hora. Os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

21

02:45

Solstício de inverno para o Hemisfério Sul e solstício de verão para o Hemisfério Norte. Momento anual onde o Sol, em sua trajetória aparente no céu, está acima do Trópico de Câncer. O Sol atinge o máximo de afastamento para o norte do equador celeste e, como conseqüência, teremos o dia mais curto e a noite mais longa para o hemisfério Sul da terra. Para o Hemisfério Norte, ocorre o contrário: o dia mais longo e a noite mais curta.

21

Lua próxima a Mercúrio. Observável no horizonte leste antes do nascer do Sol.

22

16:36

Lua Nova. Momento mensal onde a Lua encontra-se aproximadamente na mesma direção do Sol em relação à Terra. Nasce as 06 h 19 min e põe-se às 17 h 45 min.

23

08:00

Lua no perigeu. Momento mensal de maior proximidade da Terra. Sua distância da Terra é de 358.018 km.

27

Máximo da chuva de meteoros Bootídeos de Junho, com radiante na constelação do Boeiro. Sua taxa é de 15 meteoros por hora e os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

27

Máximo da chuva de meteoros Corvídeos, com radiante na constelação do Corvo. Estará ativa de 25 de junho a 03 de julho. Os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

28

Máximo da chuva de meteoros Chi Escorpídeos, com radiante na constelação do Escorpião. Estará ativa de 06 de maio a 02 de julho. Os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

29

08:25

Lua em quarto-crescente. Momento mensal onde a Lua forma um ângulo de 90° com a Terra e o Sol. Nasce às 11 h 59 min e põe-se às 00 h.

Obs.: a Lua, durante sua jornada mensal nas proximidades da eclíptica (caminho anual aparente do Sol na esfera celeste), serve de referencial para a localização dos planetas e de estrelas brilhantes situadas nesta faixa do céu.

Observação dos planetas visíveis a vista desarmada
Mercúrio: Visível no céu matutino, no horizonte leste, antes do nascer do Sol, na constelação do Touro (magnitude: +0,4). Atinge a máxima elongação oeste no dia 13, iniciando um excelente período para observação;
Vênus: Visível no céu matutino, antes do nascer do Sol, no horizonte leste. Excelente período para observação, pois o Planeta atinge sua máxima elongação no dia cinco (magnitude: -4,2);
Marte: Visível no céu matutino, antes do nascer do Sol, no horizonte leste, na constelação de Áries. (magnitude: 1,1);
Júpiter: Visível no céu matutino, antes do nascer do Sol, no horizonte leste, na constelação do Capricórnio (magnitude: -2,5);
Saturno: Visível no céu vespertino, após o pôr-do-Sol, no horizonte oeste, na constelação do Leão (magnitude: +0,9).
Fonte: Anuário de Astronomia e Astronáutica 2009, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão.

Comentários

Postagens mais visitadas