REVELADO O MAIOR MAPA DA POEIRA CÓSMICA FRIA NA GALÁXIA

Os astrônomos revelaram um novo atlas das regiões interiores da Via Láctea, cheias de densos nós, previamente desconhecidos, de poeira cósmica fria que seriam pontos potenciais para os nascimentos de estrelas. O mapa foi construído utilizando observações realizadas pelo telescópio APEX, no Chile, e trata-se do maior mapa do pó frio feito até hoje, provendo um valioso mapa para as observações a serem feitas tanto pelos telescópios ALMA como pelo telescópio espacial Herschel, da Agência Espacial Européia, recentemente lançado.

O novo guia, chamado de APEX Telescope Large Area Survey of the Galaxy (ATLASGAL), mostra a Via Láctea nos comprimentos de onda submilimétricos (compreendido entre a luz infravermelha e as ondas de rádio). As imagens do Universo nesses comprimentos de onda são fundamentais para estudar os locais de nascimento das estrelas e a estrutura do abarrotado núcleo galáctico.

"ATLASGAL nos fornece uma nova visão da Via Láctea. Não apenas vai nos ajudar a conhecer como se formam as estrelas massivas, mas também vai nos oferecer uma visão geral da estrutura da nossa galáxia", explicou Frederic Schuller, do Instituto Max Planck de Radioastronomia, líder da equipe.

Fonte: www.boletimsupernovas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas