TELESCÓPIO FERMI SONDA DEZENAS DE PULSARES

Astrônomos usando o telescópio espacial Fermi de raios gama da NASA, estão conseguindo as melhores imagens das estrelas carbonizadas rodopiando conhecidas como pulsares. Em dois estudos publicados na edição de 2 de Julho de 2009 da Science Express, equipes internacionais têm analisado os raios gama provenientes de duas dúzias de pulsares, incluindo 16 descobertos pelo próprio Fermi. Fermi é a primeira nave espacial capaz de identificar pulsares unicamente pela sua emissão de raios gama.

Um pulsar é o núcleo remanescente rapidamente rotante e altamente magnetizado de uma estrela massiva que explodiu. A maioria dos 1.800 pulsares catalogados foi descoberta devido a suas periódicas emissões rádio. Os astrônomos acreditam que esses pulsos são causados por estreitos feixes de rádio, similares com aqueles dos faróis, que emanam dos pólos magnéticos do pulsar.

"Fermi tem um verdadeiro poder sem precedentes para descobrir e estudar os pulsares de raios gama", disse Paul Ray do Laboratório Naval de Pesquisas em Washington, nos Estados Unidos. "Desde que o Observatório Compton de Raios Gama foi desativado, há uma década, estivemos imaginado qual era a natureza das fontes de raios gama não identificadas que ele detectou na nossa galáxia. Estes estudos do Fermi tiram o véu de muitos deles."


Fonte: www.boletimsupernovas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas