ALUNOS E PROFESSORES DA EEB NELSON HOROSTECKI OBSERVARAM O SOL COM TELESCÓPIO

No dia 30 de setembro, no período da manhã, alunos e professores da EEB Nelson Horostecki observaram as manchas do Sol com o telescópio do Grupo de Estudo em Astronomia da UNOCHAPECÓ – GEA/UNOCHAPECÓ.

A iniciativa pela observação do Sol partiu dos Professores da Escola que coordenam o projeto “Ensino Médio Inovador”, onde trabalham no contra turno com os alunos assuntos relacionado à Astronomia.

O telescópio foi instalado nas dependências da Escola e contou ajuda do acadêmico do curso de Física da UNOCHAPECÓ, Diego de Bastiani para orientar os alunos e professores sobre os procedimentos de observação. Foi tomado o cuidado para que nem um dos alunos olhasse diretamente para o Sol sem nenhuma proteção para os olhos.

Para a observação do Sol foi utilizado um filtro solar no telescópio que reduz a intensidade luminosa do Sol em 100.000 vezes (99,99%), tornando assim a observação segura para os olhos dos alunos e professores.

No momento da observação, alunos e professores aproveitaram a oportunidade e fizeram perguntas e tiram duvidas sobre o funcionamento do Sol e o funcionamento do Universo.


Quer saber mais sobre mancha solar? Acesse:





Diego de Bastiani

Comentários

Elisandra disse…
Obrigada a você Diego e a UNOCHAPECÓ por proporcionar este momento aos alunos e a nós professores de fazermos esta visualização e ampliarmos nossos conhecimentos sobre Astronomia.

Postagens mais visitadas