CONFIRMADO: SONDA JAPONESA TROUXE POEIRA DE ASTERÓIDE PARA TERRA

Cientistas anunciaram esta semana que a sonda japonesa Hayabusa de volta à Terra em junho conseguiu com sucesso coletar a poeira de um asteroide pela primeira vez na história. A agência espacial japonesa (JAXA) confirmou que as amostras trazidas pela sonda fazem parte do asteroide Itokawa e poderão contribuir para estudos a respeito da origem e composição do Sistema Solar.

A cápsula Hayabusa foi lançada ao espaço no dia 9 de maio de 2003 e chegou ao asteroide Itokawa em setembro de 2005. A sonda fotografou o objeto e passou duas vezes por ele em novembro de 2005. Durante a viagem de volta, Hayabusa enfrentou diversos problemas, entre eles, um vazamento de combustível e a perda de contato com o controle da missão. Mas, depois de sete anos no espaço e de percorrer seis bilhões de quilômetros, a sonda retornou à Terra aterrissou na Austrália em junho deste ano.
Para chegar a conclusão de que as partículas coletadas eram mesmo do asteroide, os cientistas analisaram 1.500 fragmentos microscópicos trazidos por Hayabusa e confirmaram que praticamente todas vieram de Itokawa.

"Após a análise de poeiras presentes na coleta, pudemos constatar que quase todas eram extraterrestres e chegamos à conclusão de que se tratava de partículas provenientes do asteroide Itokawa", explicou a Jaxa em comunicado.
"Esses resultados excederam todas as nossas expectativas. Tivemos muita sorte”, declarou o líder do projeto, Junichiro Kawaguchi.
A ideia do projeto era fazer um disparo na superfície do asteroide e após o impacto recolher os fragmentos liberados na explosão. Mas, os cientistas não confirmaram se isso de fato ocorreu. De qualquer maneira, o simples contato do tubo coletor com a superfície do asteroide já foi suficiente para recolher algum material para análise.


O que temos do espaço?

A poeira do asteroide Itokawa trazida pela sonda japonesa é o quarto conjunto de amostras que temos do espaço. Em outras missões, tivemos amostras da Lua recolhidas nas missões Apollo em 1969, a de um cometa coletado pela sonda Stardust em 2006 e a do vento solar trazido pela missão Gênesis em 2004.

Fonte: Apolo 11 visualizado em 20 de novembro de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas