ABRIL DE 2011: O MÊS GLOBAL DA ASTRONOMIA

Abril de 2011 voltará a ser um mês movimentado para os astrônomos amadores e profissionais, educadores e entusiastas da astronomia com a realização da segunda edição do Mês Global da Astronomia (GAM em inglês). O evento anual, organizado pelos Astrônomos Sem Fronteiras, celebra o Universo no espírito do projeto “100 Horas da Astronomia” do Ano Internacional da Astronomia 2009. Em Chapecó o evento está sendo organizado pelo curso de Física da UNOCHAPECÓ.
Uma lista crescente de programas globais está programada para o GAM 2011. O mês começa com a observação do senhor dos anéis na noite do dia 3 de abril (domingo) no calçadão a partir da 19h e 30min., com o evento “Observação de Saturno” (Saturn Watch). Com o planeta mais próximo da Terra, é uma noite perfeita para admirar a beleza ímpar do planeta dos anéis.
Em 9 de abril (sábado) no estacionamento da RBS TV Chapecó, a partir das 19h e 30min., a Global Star Party vai se expandir a medida que a noite surge ao redor da Terra. A noite será dedica especialmente para a observação de nebulosas, sistemas binários e aglomerados de estrelas.
Nos dias 10, 13 e 16 de abril será a semana Lunar com o nosso olhar voltado para o satélite natural da Terra. Assim como a Lua tem despertado a nossa imaginação há milênios, ela nunca deixa de fascinar com os close-ups de suas crateras e mares. No dia 10 e 16 de abril as observações aconteceram no calçadão a partir das 19h. e 30min. E no dia 13 de abril será na Unochapecó ao lado do terminal de onibus a partir das 18h e 30min.
Em 17 de abril vamos mudar da noite para o dia, dedicando-nos a nossa estrela mais próxima. A observação vai ser no calçadão a partir das 9 horas da manhã.
Todas as noites de observação do Mês Global da Astronomia será acompanhada por acadêmicos e professores do Curso de Física e Grupo de Estudo em Astronomia da Unochapecó, onde estaremos a disposição para explicações e informações sobre o evento e os astros observados.
Junte-se à celebração, em abril de 2011 o Mês Global da  Astronomia reunirá milhares de pessoas apaixonadas e centenas de organizações em todo o mundo para compartilhar o entusiasmo de maneiras inovadoras, conectando as pessoas por meio de um grande sentido de partilha do Universo! É um mês para celebrar o lema dos Astrônomos Sem Fronteiras- Um só povo, um único céu!
Em caso de condicões climaticas desfavoraveis não haverá observação.

Contato:
Professor Paulo Innocente: fisica@unochapeco.edu.br
Diego de Bastiani: boneles@unochapeco.edu.br

Comentários

Postagens mais visitadas