CHUVA DE METEOROS LIRÍDEOS


Você já viu um meteoro (“estrela cadente”) riscando o céu da sua cidade? E que você acha de observar uma chuva deles. A madrugada do dia 22 de abril será dedicada à observação da chuva de meteoros Lirídeos. Eles recebem este nome, pois parecem vir da direção da constelação de Lira. A máxima atividade da chuva está prevista para as 02:30 (Hora de Brasília) com uma Taxa Horária de 18 meteoros (segundo dados da International Meteor Organization – IMO), ou seja, este valor indica o número de meteoros que um observador observaria durante uma hora (60 min), se o radiante da chuva estivesse situado no zênite, onde a absorção atmosférica é mínima e com um céu completamente limpo.

Mas como localizar a constelação de Lira e, consequentemente, o radiante desta chuva de meteoros? Estando em um local escuro, posicione-se observando aproximadamente 35º do sentido Norte-Leste (quase ao nordeste), a partir das 2 horas da madrugada. Nesta direção você ira observar uma estrela brilhante de magnitude aparente 0 (zero), que é a estrela Vega, a estrela mais brilhante da constelação Lira. A imagem abaixo auxiliará na localização.

           
Mais informações sobre como observar estes meteoros são encontradas nos websites:

Nesta noite não teremos um local definido para a observação, pedimos para que as pessoas procurem lugares escuros, afastados das luzes da cidade e com o horizonte nordeste livre de obstáculos.

Ótima observação a todos.


Comentários

nathangoncalves disse…
Aconteceu isso esta noite (20 de abril 2012), por volta de 23:30 aqui no Espirito Santo. Pena que nã0 deu para tirar foto.
Olá nathangoncalves que bom que vc conseguiu observar, aqui na minha cidade choveu a noite toda, vamos ver se nessa madrugada conseguimos algo.
Aqui em Marataizes(ES)passou:
file:///C:/Documents%20and%20Settings/Administrador/Desktop/546623_284194081664532_100002218282335_633967_374144549_n.jpg

Tá ai a foto,ve se esse.
Anônimo disse…
Aqui em Barra de São Francisco - ES também conseguimos ver um, estávamos voltando da faculdade por volta das 23:30 e avistamos um. Show de bola...

Abs

André
Unknown disse…
Oi. Eu esvaziar no site e do nd eu apertei um botão no meu celular para sair do site e acabou indo para um site de pornografia. Não sei se eu cliquei em algum anúncio de vírus ou etc. Pessoas que investiguem se tem algo errado no site. Obrigado.
Unknown disse…
Meu corretor errou algumade coisas perdão. Estava* pesso*
Unknown disse…
Meu corretor errou algumade coisas perdão. Estava* pesso*

Postagens mais visitadas