Observação da Lua


E aos eventos do Mês Global da Astronomia está só começando. No dia 05 de abril no calçadão com início às 19 horas teremos observação da nossa companheira de viagem no espação, a Lua.
A Lua é com certeza a maior inspiração para músicos, poetas e apaixonados. Mas ela é um muito mais do que isso, é nosso satélite. Ela nos acompanha nessa longa viagem pelo Universo.
Nas primeiras civilizações a Lua desempenhou papel fundamental na organização de cada povo. O movimento da Lua ao redor da Terra era usado para marcar os dias e a cada ciclo completo (Lua nova, crescente, cheia e minguante) era usado para marcar os meses, em outros povos era usada para prever a época de plantio e colheita. Antes de Galileu Galilei observar a Lua em 1609, as pessoas acreditavam que ela perfeita e com superfície plana, lisa. Com a invenção da luneta, Galileu apontou para o céu, e ao observar a Lua viu que a sua superfície era irregular, havia crateras, montanhas e locais chamadas de mares. Os mares (maria) foram formados por lavas que principalmente tiveram origem nos enormes impactos. Ao contrário do que se pensa sobre a Lua não pode haver nenhuma atividade vulcânica, no passado houve vários períodos de atividade.
A Lua contribuiu para os avanços da matemática e da física. Isaac Newton escreveu e comprovou em seu famoso livro Principia Mathematica, que o movimento das marés baixas e altas dos oceanos é caudada devido ao efeito gravitacional da Lua. Hoje sabemos também que a Lua é responsável por manter o eixo de inclinação da terra em 23,45°, essa é a inclinação responsável pelas estações do ano. Se o eixo fosse instável não teríamos uma data definida para o outono, inverno, primavera e verão, ou até mesmo um dia poderia ser muito frio e no dia seguinte muito quente.
A lua esta a uma distância média de 384.000 km, seu tamanho é de 3474,8 km, ou seja, um quarto do tamanho da terra. Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afetada pelas colisões de meteoros. O planeta Saturno possui 34 satélites e o planeta Júpiter possui 64 satélites, mas para nós somente um é necessário para encantar os olhos das pessoas. No telescópio sua beleza é completa, suas montanhas e crateras realmente chamam a atenção dos olhos do observador.


Obs.: Em caso de condições climáticas desfavoráveis não haverá observação.

Comentários

Postagens mais visitadas