ANÁLISE PRELIMINAR DOS LIRÍDEOS

Por Alexandre Amorim (NEOA/JBS)
 

A edição do mês anterior do Boletim Observe! anunciou a máxima atividade dos meteoros Lirídeos na madrugada de 22 de abril de 2012. Até o fechamento desta edição recebemos relatórios dos seguintes observadores: A. Amorim (Fpolis/SC), Anderson Dantas (Picuí/PB), Diego de Bastiani (Chapecó/SC), Josafary Campelo (Abreu e Lima/PE) e Margarete J. Amorim (Fpolis/SC). Adair Cardozo apenas comunicou que visualizou um meteoro durante 15 minutos, sem detalhar demais informações. A tabela a seguir mostra os intervalos abrangidos pelos observadores que participaram desta campanha.



Na madrugada do dia 22 de abril quatro observadores contabilizaram 29 meteoros associados ao radiante dos Lirídeos e somaram 10 horas e 48 minutos de observação. Já na madrugada seguinte, dia 23 de abril, apenas um observador contou 1 (um) meteoro Lirídeo em 1 hora e 54 minutos de vigília. Quanto aos meteoros associados a outras correntes temos a seguinte situação: 21 meteoros do Antélio (que na ocasião situava-se na constelação de Libra); 9 meteoros do enxame dos eta-Aquarídeos (cujo máximo será em 5 de maio) e outros 16 meteoros foram considerados esporádicos. A seguir temos um gráfico preliminar da International Meteor Organization com a evolução da THZ entre os dias 14 e 25 de abril de 2012.


Os intervalos A e B correspondem aqueles em que nossos cinco observadores efetuaram seus registros. A taxa prevista era de 18 meteoros por hora, porém as observações sugerem um pequeno incremento, de modo que a THZ alcançou 23 por volta das 3:00 TU. Quatro dos nossos observadores fizeram sua vigília dentro do intervalo da máxima atividade. Já o observador do intervalo B testemunhou o decréscimo da atividade, quando a THZ já não ultrapassava 5 meteoros. Talvez alguns achem que a atividade foi decepcionante. Mas devemos levar em conta que os Lirídeos são melhor observados no hemisfério norte, onde o radiante atravessa o zênite de muitas localidades boreais. Mesmo assim, a quantidade de Lirídeos observados aqui no sul esteve dentro das expectativas. A todos que participaram desta campanha, nosso parabéns!


Fonte: Boletim Observe! Acessado em 21 de maio de 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas