A Ocultação de Marte pela Lua em 19 Setembro 2012!

No início da noite de 19 de setembro próximo, a Lua + 18% iluminada e com uma elongação de 51°, ocultará o planeta Marte, magnitude 1.2 (Figura 1). Proporcionando um belo espetáculo aos observadores munidos com pequenos instrumentos óticos como: binóculos, lunetas e telescópios, esse evento poderá ser observado numa grande extensão do continente sul americano.
Fonte: Sky and Observers

É interessante apresentar Marte com as seguintes características neste evento (Figura 2):
Fonte: Sky and Observers

Assim os observadores localizados na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai poderão acompanhar esse evento.
Fonte: Sky and Observers

Além das circunstâncias de gerais de visibilidade e também de desaparecimento e reaparecimento acima mencionadas, abaixo está o mapa global com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange além da América do Sul, ilhas situadas na costa dos oceanos atlântico e pacífico (figura 3).
Fonte: Sky and Observers
Marte é conhecido desde a mais remota antiguidade; Em 2540 A.C., um dos dias da semana (terça-feira) já lhe era consagrado. Aristóteles teve ocasião de observar um ocultação de Marte pela Lua e Ptolomeu menciona que Marte esteve próximo a estrela Acrab (Beta Scorpii) em 17 de janeiro do Ano 272 a.C. (Mourão, 1984).

As ocultações de planetas pela Lua são fenômenos de rara beleza, onde seus registros constituem uma excelente oportunidade do astrofotógrafo, por exemplo, incrementar sua coleção, bem como ainda, ao astrônomo amador manter um registro significativamente importante desde que enviado para associações de pesquisas como a ALPO (Association Lunar and Planetary Observers), IOTA (International Occultation Timing Association) e no Brasil a REA (Rede de Astronomia Observacional).



Fonte: Sky and Observers. Acesso em 18 de semtembro de 2012.


Comentários

De quanto em quanto tempo isso acontece?
Este comentário foi removido pelo autor.
Bom dia Prof. Claudemilson. Primeiramente quero agradecer por ter enviado este comentário.

Falando em termos gerais de ocultações, elas podem ocorrer de tal forma: A Lua ocultando estrelas, a lua ocultando Planetas, A lua ocultando Asteroides, Planetas ocultando estrelas e ainda cometas ocultando estrelas.

Quanto a ocultação de estrelas pela Lua, isso acontece com maior frequência em diferentes regiões do planeta e diferentes estrelas.

A ocultação de planetas pela lua é também acontecem com certa frequência de observação em todo o planeta, mas a observação de uma ocultação de planetas pela Lua em uma determinada região do planeta, essas sim ocorrem com menos frequência. A próxima ocultação de Marte, visível para a região de Chapecó, SC, por exemplo, será no dia 09 de agosto de 2020, mas para outras latitudes e longitudes do nosso planeta é possível de observar em datas anteriores a 2020.

Tem um site muito interessante para estudo de ocultações e é aqui do Brasil, se você quiser acompanhar é http://www.rea-brasil.org/ocultacoes/

Espero ter esclarecido sua dúvida, qualquer coisa estou a disposição.

Atenciosamente,

Postagens mais visitadas