LUA CHEIA DE APOGEU

Na noite do dia 15 e madrugada do dia 16 de janeiro, teremos Lua Cheia próximo ao apogeu, ou seja, momento em que a Lua, em seu movimento de revolução, se encontrará com maior afastamento da Terra [1].


O horário previsto para o apogeu é as 23 horas e 52 minutos para o apogeu e 02 horas e 52 minutos para a Lua Cheia [2].

Nesta ocasião serão tomadas imagens para posteriormente realizamos comparativos com a lua de perigeu em 10 de agosto de 2014. A Lua de perigeu é conhecida como a super Lua, ou seja, quando a Lua alcança a sua maior aproximação com a Terra na fase cheia.





Na imagem acima é possível perceber nitidamente a diferença de tamanho da Lua entre a Lua de apogeu (28/11/2012) e a Lua de perigeu (23/06/2013).


Para aqueles que forem fotografar a Lua Cheia na próxima noite, atentem aos valores de diafragma, ISO e obturador utilizados para a fotografia. Assim na Lua de perigeu os mesmo valores devem ser usadas para facilitar o comparativo.

Para complementação. Deixo disponível dois textos do professor Dr. Lang da UFRGS, o qual explica sobre o tamanho da Lua cheia no nascente e seu momento de elevação.
http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Tamanho_Lua.pdf
http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/A_ilusao_sobre_o_tamanho_da_Lua.pdf


Ótima leitura e contemplação da Lua a todos.


Fontes:[1] Dicionário de Astronomia e Astronáutica - Ronaldo Mourão (1995).

[2] Boletim Observe! - Núcleo de Estudo e Observação Astronômica José Brazilício de Souza - NEOA-JBS - Ano V - Número 1 - Janeiro de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas