Contato

Comentários

Aline (line_Rech@hotmail.com) disse…
Olá!
Ontem a noite estava indo para Chapecó de carro (sou de Xaxim) e vi algo muito estranho no céu!
Era grande, uma luz muito forte com rastros de fogo. Passou mito rápido, questão de uns 2 segundos.
Parecia um meteoro ou um asteróide muito próximo da terra... Eu não sei ao certo qual a diferença entre um e outro, mas sei que o que vi era MUITO grande mesmo!
Era bem o formato de um meteoro (desses que vemos em filme sabe?).. Era muito brilhante, tanto que iluminou o céu naquela hora (estava no trevo de Chapecó), e ele estava vindo como se fosse do sentido de Xanxerê/Xaxim para São Miguel do Oeste.... pra lá... Vi ele surgir e ir, foi tudo muito rápido... Era muito bonito, mas foi assustador!
Não tenho fotos pois foi muito rápido, não houve chance de fotografar... Você sabe de algo? O que era aquilo, ou se haviam previsto algo para ontem?
Agradeceria se respondesse!
Abraços!
Olá Aline obrigado por ter enviado a mensagem.

Então pelo que eu entendi você avistou no dia 03/07, você lembra qual foi o horário?

Então, vou começar pela diferença entre meteoro e asteróide.

Asteróide é uma grande pedra espacial que esta vagando pelo espaço. O resultados dessas rochas é uma sobra de processo de formação dos planetas rochosos. O formato é irregular e o tamanho médio é de 1 km de diâmetro. Algumas chegam a ter centenas de quilômetros!

Antes de chegarmos ao meteoro, temos que passa por outra classe, os Meteoróides. O Meteoróide é um asteróide de tamanho menor. A maioria deles é do tamanho de um grão de areia, estes por sua vez irrelevantes, já os meteoróides com aproximadamente 4 metros de diâmetro, esses sim deixam sinais

Quando essa meteoróide invade a atmosfera ele recebe outro nome, ele passar a ser chamado de meteoro. Ao entrar com uma velocidade de 70km/s essa pedras queimam devido ao contato com os gases da Terra formando então o raio de luz que a gente observa ou como conhecemos as estrelas cadentes. Geralmente os meteoros são grãos de poeira que saíram dos cometas.

Cometas são grande pedras de gelos que devido a aproximação com o Sol, formam a cauda.


E ainda tem os meteoróides que são os meteoros que não queimaram totalmente, essas caem na superfície da Terra.

Agora sim. Respondem a sua pergunta. O que você viu foi um meteoro grande, desses com aproximadamente 4 metros diâmetro queimando na atmosfera criando o rastro e o grande brilho que você observou.

Esses são mais difíceis de observar, mas você já e a terceira pessoa que relata ter visto meteoros nesse tamanho.

Na terça-feira (03/07) que passou também vi um muito brilhante, em plena lua cheia perto das 19 horas, até eu levei um susto, mas ele estava lindo. Talvez seja o mesmo que eu observei.

Qualquer coisa estou a disposição. E desde já peço desculpas na demora para responder.

Atenciosamente,


Diego de Bastiani

Postagens mais visitadas