Agenda Astronômica Maio - 2009

Olá pessoas.

Segue abaixo a Agenda Astronômica do mês de maio de 2009.

Esse agenda é fornecida no site do Planetário da UFSC ( http://www.cfh.ufsc.br/~planetar/ ).



Agenda Astronômica Maio - 2009
HORA OFICIAL BRASILEIRA ( -3 horas em relação a Greenwich )

Dia

Hora

Evento

01

12:37

Lua em quarto-crescente. Nasce às 12 h 37 min e põe-se às 00 h. Momento mensal onde a Lua forma um ângulo de 90° a leste do Sol.

04

Lua próxima a Saturno. Observável a partir do anoitecer até o início da madrugada.

05

Máximo da chuva de meteoros Eta Aquarídeos, com radiante próximo à estrela Eta do Aquário. Sua taxa horária é de 50 meteoros por hora, proporcionando um belo espetáculo. Estará ativa de 21 de abril a 12 de maio. Trata-se de um rastro de poeira deixado pelo Cometa Halley há milhares de anos. Os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

06

Máximo da chuva de meteoros Librídeos de Maio com radiante na constelação da Libra. Sua taxa é de dois a seis meteoros por hora. Os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

08

Máximo da chuva de meteoros Eta Lirídeos com radiante próximo à estrela Eta da Lira. Sua taxa é de quatro meteoros por hora e os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

09

01:02

Lua Cheia. Nasce às 18 h 08 min e põe-se às 06 h 41 min. Momento mensal onde o astro forma um ângulo de 180° com a Terra e o Sol, ficando toda a face iluminada voltada para a Terra. Visível toda à noite.

10

Lua próxima à estrela Antares (constelação do Escorpião). Observável ao longo de toda a noite.

13

06:00

Máximo da chuva de meteoros Ophiuchídeos Sul de Maio e seu radiante encontra-se na parte sul da constelação de Ofiúco. Permanece ativa de 21 de abril a 4 de junho e sua taxa é indefinida. Os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

14

00:00

Lua no Apogeu. Sua distância da Terra é de 404.916 km. Momento mensal onde a Lua atinge o máximo afastamento da Terra.

16

Júpiter próximo à Lua. Observável durante a madrugada no horizonte leste do céu.

17

04:25

Lua em quarto-minguante. Nasce às 00 h e põe-se às 12 h 48 min. Momento mensal onde o astro forma um ângulo de 90° a oeste do Sol em relação à Terra.

18

Mercúrio em conjunção inferior. Impossível observar o Planeta por encontrar-se na mesma direção do Sol em relação à Terra, passando entre a Terra e o Sol.

18

Máximo da chuva de meteoros Ofiucídeos Norte de Maio. Permanece ativa de 06 de abril a 16 de junho e seu radiante situa-se na região norte da constelação de Ofiúco. Sua taxa é de dois a três meteoros por hora. Os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

19

Máximo da chuva de meteoros Sagitarídeos com radiante na constelação do Sagitário. Permanece ativa de 15 de abril a 15 de julho e sua taxa é de 05 meteoros por hora. Os melhores horários para observação ocorrem nas madrugadas.

21

Lua próxima à Vênus e Marte. Observável no horizonte leste antes do nascer do Sol.

24

09:12

Lua Nova. Nasce às 06 h 28 min e põe-se às 15 h 56 min. Momento mensal onde a Lua encontra-se na mesma direção do Sol em relação a Terra e, portanto, não podemos observá-la.

26

01:00

Lua no Apogeu. Sua distância da Terra é de 361.155 km. Momento mensal onde a Lua atinge o máximo afastamento da Terra.

31

00:19

Lua em quarto-crescente. Momento mensal onde o Astro forma um ângulo de 90° com a Terra e o Sol. Nasce às 12 h 42 min e põe-se às 00 h 11 min.

Obs.: A Lua, durante sua jornada mensal nas proximidades da eclíptica (caminho anual aparente do Sol na esfera celeste), serve de referencial para a localização dos planetas e de estrelas brilhantes situadas nesta faixa do céu.

Observação dos planetas visíveis a vista desarmada
Mercúrio: Visível no horizonte oeste após o pôr-do-Sol, na constelação do Touro (magnitude: +4,8). Excelente mês para observação;
Vênus: Visível no horizonte leste, antes do nascer do Sol, na constelação dos Peixes (magnitude: -4,5). Excelente mês para observação, pois está a caminho da máxima elongação que ocorrerá em 05 de junho;
Marte: Visível no céu matutino, antes do nascer do Sol, na constelação dos Peixes (Magnitude: +1,2);
Júpiter: Visível no céu matutino, antes do nascer do Sol, na constelação do Capricórnio (Magnitude: -2,3);
Saturno: Visível no céu vespertino, após o pôr-do-Sol, na constelação do Leão (magnitude: +0,8).
Fonte: Anuário de Astronomia e Astronáutica 2009, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão.


Fonte: http://www.cfh.ufsc.br/~planetar/textos/ageastro052009.htm


Ótima observações a todos.


Diego

Comentários

Postagens mais visitadas