A NAVE MESSENGER REVELA UM PLANETA MERCÚRIO MUITO DINÂMICO

Uma nave da NASA sobrevoando a superfície do planeta Mercúrio revelou que a atmosfera do planeta, a interação do campo magnético que o envolve com o vento solar, e o seu passado geológico mostram maior nível de atividade do que os cientistas suspeitavam. A sonda também descobriu uma grande cratera de impacto, anteriormente desconhecida, de 700 quilômetros de diâmetro.

As análises dessas novas descobertas e de outras serão publicados em quatro artigos da edição de 1 de Maio de 2009 da revista Science. Os dados provem da sonda MESSENGER. Em 6 de outubro de 2008, a sonda vôou sobre Mercúrio pela segunda vez, realizando mais de 1200 imagens de alta resolução e a cores do planeta. A sonda revelou mais 30 por cento da superfície do planeta, que nunca tinha sido vista anteriormente, recompilando dados essenciais para planificar o resto da missão.

A sonda também fez a primeira detecção de magnésio na fina atmosfera de Mercúrio, conhecida como exosfera. Esta observação e outros dados confirmam que o magnésio é um constituinte importante dos materiais da superfície de Mercúrio.

Fonte: http://www.nasa.gov/home/hqnews/2009/apr/HQ_09_092_Messenger_flyby_results.html - http://www.boletimsupernovas.com.br/edicao/512/noticia/2404/BSN_a-nave-messenger-revela-um-planeta-mercurio-muito-dinamico.htm

Comentários

Postagens mais visitadas