TELESCÓPIOS QUE VEEM O FUTURO

Um par de telescópios espaciais que será lançado semana que vem promete ajudar a responder a algumas das maiores questões sobre o Universo, coisas como o surgimento e o destino do próprio Cosmo.

Desenvolvidos pela Agência Espacial Europeia (ESA), eles estão equipados para analisar os lugares mais profundos do Universo para tentar iluminar a criação da matéria, desde o começo do Cosmo, há cerca de 13,7 bilhões de anos, ao surgimento de estrelas, galáxias e planetas. Com isso, esperam enxergar o futuro.

Um dos telescópios, chamado Planck, irá estudar num nível de detalhes sem precedentes uma espécie de radiação "fossilizada", uma relíquia do Big Bang. A análise poderá explicar se o Universo realmente se formou por meio de um processo de rápida expansão, chamado inflação, nas primeiras frações de segundo depois do Big Bang. O nome do Planck é uma homenagem ao físico alemão Max Planck, cujo trabalho sobre radiação ganhou o Prêmio Nobel de Física de 1918.

O segundo telescópio se chama Herschel. Ele irá concentrar sua atenção na radiação infravermelha, invisível, emitida por regiões de formação de estrelas das galáxias, na esperança de explicar como objetos celestes, de estrelas como o Sol a planetas como a Terra, podem se originar a partir de nuvens de gases, poeira e detritos cósmicos.

O nome do telescópio é uma homenagem aos irmãos Caroline e William Herschel, pioneiros na classificação sistemática dos objetos celestes, no século XVIIII. Enquanto William é o descobridor do planeta Urano, Caroline ajudou a desenvolver a matemática usada em astronomia.

Teorias sobre o Big Bang serão testadas

Cientistas envolvidos no projeto esperam que as informações coletadas pelos dois telescópios ajudem a saber como o Universo evolui.

— Estamos em busca de uma física elementar. A física do começo dos tempos — disse David Southwood, diretor de Ciência da ESA.

Os telescópios serão lançados da base de Kourou, na Guiana Francesa, em 14 de maio.

— Os dados obtidos irão nos ajudar a testar as teorias sobre o Big Bang e podem mudar completamente a nossa compreensão sobre a origem e o desenvolvimento do Universo. Poderemos até prever o nosso futuro — afirmou George Efstathiou, professor da Universidade de Cambridge — Ao entender o processo da inflação, entramos em contato com os fundamentos da física.

O telescópio Herschel vai analisar a radiação emitida de vastas nuvens de poeira no espaço. Com um espelho de 3,5 metros de largura, ele será o maior telescópio em atividade no espaço.

— Os resultados podem revelar como estrelas ligadas ao Sol estão se formando em nossa própria galáxia, como as galáxias crescem e evoluem dentro do tempo cósmico e como sistemas planetários podem se desenvolver a partir de poeira e gás em torno de estrelas jovens — afirmou Matt Griffin, professor da Universidade de Cardiff.

Serão necessários seis meses até que os primeiros dados sejam recebidos, em uma estação construída próximo a Perth, na Austrália.



Fonte: http://www.boletimsupernovas.com.br/edicao/512/noticia/2410/BSN_telescopios-que-veem-o-futuro.htm

Comentários

Postagens mais visitadas