PESQUISADOR DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS FALA NA UFSC SOBRE "FÓSSIL DO BIG BANG"

Carlos Alexandre Wuensche, da Divisão de Astrofísica do Inpe apresenta a palestra no dia 15 de junho, a partir de 19h, no auditório da Reitoria.

A Cosmologia, ciência que estuda a estrutura, evolução e composição do universo, é uma área que requer observações que sustentem as previsões teóricas dos cientistas

Formada por micro-ondas fraquíssimas que permeiam o espaço, a Radiação Cósmica de Fundo é uma das observações utilizadas para isso, sendo considerada a melhor evidência de que há 13,7 bilhões de anos houve o Big Bang, a explosão primordial que teria originado o universo.

De forma semelhante a um arqueólogo que coleta fósseis e relíquias para construir uma imagem do passado, cosmólogos estudam as propriedades da Radiação Cósmica de Fundo como um fóssil do Big Bang. E esse será o assunto de uma nova palestra integrada às comemorações do Ano Internacional da Astronomia na UFSC. O encontro será realizado no dia 15 de junho, a partir de 19h, no auditório da Reitoria.

O convidado é o professor Carlos Alexandre Wuensche, da Divisão de Astrofísica do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), que terá, como os outros palestrantes que já visitaram a UFSC para falar sobre vida fora do sistema solar, buracos negros e planetas extrassolares, o desafio de traduzir o assunto para o público leigo.



--
Diego de Bastiani
Chapecó - SC
Lat. 27°05'51,81" S
Log. 52°38'24,13" O
Alt. 657 m

Comentários

Postagens mais visitadas