PORTAL PARA O UNIVERSO ABRE AS PORTAS

Manter-se em dia com a Astronomia de ponta e com os avanços da ciência espacial tornou-se muito mais fácil graças ao Portal para o Universo (Portal to the Universe) - o mais recente projeto do IYA2009. Confira!

Sendo um website de alta tecnologia, contendo ferramentas Web 2.0, o Portal para o Universo almeja ser um ponto central para notícias astronômicas.

Lançado durante a Semana Européia de Astronomia e Ciência Espacial (JENAM 2009), que ocorreu na Universidade de Hertfordshire (UK), o website Portal para o Universo estava sendo aguardado por jornalistas, comunicadores de ciência, cientistas, educadores, e público geral. O Portal para o Universo é um portal global para conteúdo de Astronomia, servindo como um índice e um agregador de conteúdo.

O site também produz notícias, blogs, imagens, vídeos e vídeo podcasts. Ferramentas colaborativas de Web 2.0, como classificação (ranqueamento) de diferentes serviços conforme sua popularidade, ajudam o usuário a navegar pela enorme quantidade de informação e promovem a interação dentro da comunidade de astronomia. Uma gama de pequenas aplicações (widgets) também foi desenvolvida para acessar todo o tipo de dados em tempo real (live data), como imagens do Sol, posicionamento de satélites e observações ao vivo através de telescópios.

O gerente do projeto, Lars Lindberg Christensen diz: "Fica claro que mesmo num campo particular como a Astronomia, existe mais 'confusão de informação' do que se possa esperar a princípio. Existe uma real necessidade na comunidade para este tipo de site, no qual o conteúdo de Astronomia é colecionado e facilmente acessível. O Ano Internacional da Astronomia 2009 almeja trazer o Universo para a Terra, e este Portal é um excelente modo de atingir este objetivo. O Portal provê uma entrada única para os astros."

A visão do Portal é a de prover acesso em tempo real, agregando os provedores de conteúdo dinâmico como blogs, imagens, notícias etc., e distribuindo-os aos usuários, assim como indexando e arquivando, colecionando e mantendo um repositório central de informações.

Tecnologia moderna como formulários RSS e metadata padronizada torna possível ligar todos os provedores de informação astronômica em um portal único que se atualiza automaticamente. O resultado é um site tecnologicamente avançado que enfeixa todo o conteúdo astronômico existente na rede www.

O chefe de desenvolvimento, Lars Holm Nielsen, diz: "Foi um pouco estressante garantir que tudo iria online minutos antes de ser lançado. Nós encorajamos a todos participar e submeter formulários RSS para notícias, vídeos, podcasts etc. para tornar o Portal mais completo possível."

Lars Lindberg Christensen diz: "O lançamento de hoje é apenas o início. O projeto vai se ampliar através das necessidades da comunidade e muitas características novas foram planejadas, como novos recursos e materiais educacionais para todos os interessados em Astronomia, como clubes amadores, planetários e observatórios."

O Portal para o Universo pode ser acessado em: http://www.portaltotheuniverse.org/

Notas:

A visão do IYA2009 é de auxiliar os cidadãos de todo o mundo a redescobrir seu lugar no Universo através do céu diurno e noturno, apreciar o impacto da Astronomia e das ciências básicas em nosso cotidiano, e a entender melhor como o conhecimento científico e tecnológico pode contribuir para uma sociedade mais justa.

O objetivo do IYA2009 é o de estimular o interesse geral, especialmente de pessoas jovens, pela Astronomia e pelas ciências sob o tema central: "O Universo para Você Descobrir". Os eventos promovem uma melhor apreciação dos aspectos inspiradores da Astronomia, que representa um valioso recurso a ser compartilhado por todos os países.

As atividades do IYA2009 acontecem em escala mundial, nacional e local. No Brasil elas são publicadas no site: www.astronomia2009.org.br. Nós Nacionais foram organizados em cada país para coordenar as atividades de 2009 através de uma rede de Nós Locais que congregam clubes amadores, cientistas, centros de ciência, educadores e comunicadores em ciência. O Ano Internacional da Astronomia 2009 foi proclamado em 20 de Dezembro de 2007.

A IAU é uma organização astronômica internacional que congrega quase 10 mil astrônomos de todas as nacionalidades. Sua missão é a de promover a ciência da Astronomia através de cooperação internacional. A IAU é também autoridade internacional reconhecida para nomear corpos celestes e características em suas superfícies. Fundada em 1919, a IAU é a maior organização mundial para astrônomos profissionais.

Fonte: www.boletimsupernovas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas