LOCALIZADA ORIGEM DE EXPLOSÃO SUPER ENERGÉTICA PERTO DE BURACO NEGRO GIGANTESCO

Usando uma combinação global de diversos telescópios, os astrônomos descobriram que uma gigantesca explosão em uma galáxia de raios gama de energia muito alta provém de uma região muito próxima do buraco negro supermassivo que está no seu núcleo. A descoberta fornece importante e nova informação sobre a misteriosa forma que opera a poderosa fonte de energia no centro de inumeráveis galáxias no Universo todo.

A galáxia M87 que está a 50 milhões de anos-luz da Terra, alberga no seu centro um buraco negro mais de seis bilhões de vezes mais massivo que o Sol. Os buracos negros são concentrações de matéria tão densas que nem sequer a luz pode fugir da sua atração gravitacional. Acredita-se que o buraco negro suga material das suas redondezas, material que, quando cai no buraco negro, forma um disco que gira e se bamboleia.

Os processos perto desse disco de acreção, alimentado pela imensa energia gravitacional do buraco negro, empurram material a milhares de anos-luz. Isso produz os jatos que se observam emergir de muitas galáxias. Em 1998, os astrônomos descobriram que M87 também estava emitindo sinais em raios gama um trilhão de vezes mais energéticos que a luz visível.

Porém, os telescópios que descobriram estas erupções de raios gama de muito alta energia não conseguiram determinar exatamente onde se originavam dentro da galáxia. Em 2007 e 2008, os astrônomos usaram a força combinada desses mesmos telescópios de raios gama junto de uma equipe que usava o conjunto de tamanho continental VLBA da Fundação Nacional de Ciências, dos Estados Unidos, de radiotelescópios com poder de resolução extremamente alto.

"Combinando as observações nos raios gama com a 'visão' extremamente aguda do VLBA nos permitiu ver que os raios gama provem de uma região muito próxima do próprio buraco negro," disse Craig Walker, do Observatório Nacional de Radioastronomia, NRAO.


Fonte: www.boletimsupernovas.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas