Este sábado tem nova observação astronômica em Chapecó


A programação do Mês Global de Astronomia, que iniciou no dia 3 passado, continua com mais uma observação astronômica neste sábado, 9 de abril. Desta vez, os astros observados serão os sistemas binários, os aglomerados de estrelas e as nebulosas. Professores e estudantes do curso de Física e do Grupo de Estudo em Astronomia da Unochapecó estarão repassando informações sobre os astros observados e darão dicas sobre os locais ideais e instrumentos de observação. Com o lema “Um só povo, um único céu”, a segunda edição será às 19h30, no estacionamento da RBS TV Chapecó, aberta à visitação do público.
As nebulosas são formadas a partir da explosão de uma estrela (chamada Supernova). Depois da explosão dessa estrela, ela joga matéria e gás no espaço, e então a nebulosa é a concentração do gás que foi lançado. Esse gás concentrado assume várias formas e cores, dependendo do componente químico que há no ambiente. As nebulosas têm papel fundamental nas galáxias, pois são responsáveis pelo nascimento de outras estrelas, ou pode haver a formação de planetas. Umas das nebulosas a ser observada neste sábado é a de Órion ou M42. Essa nebulosa fica na constelação de Órion, próximo às Três Marias, a uma distância de 1.600 anos-luz (um ano-luz corresponde a 9,46 trilhões km, em distâncias astronômicas).
Os aglomerados de estrelas são agrupamentos de dezenas ou milhares de estrelas ligadas entre si pela gravidade. Podem ser aglomerados abertos e quando pouco densos e situados próximo do plano da galáxia, as estrelas estão mais afastadas uma das outras. Um aglomerado aberto a ser observado será a Caixa de Jóias ou NGC 4755 da constelação do Cruzeiro do Sul, formado por estrelas de várias cores e localizado a 6.445 anos-luz da terra.
Já os aglomerados globulares, quando formam grupos compactos e esféricos com milhares de estrelas amarelas e vermelhas, formam sistemas independentes em órbitas nos limites externos de uma galáxia. São também conhecidos como “Enxames estelares”. Um aglomerado globular observado será o Omega Centauri ou NGC 5139, que possui aproximadamente 10 milhões de estrelas e está distante 15.800 anos-luz.
Programação para a próxima semana
Nos dias 10, 13 e 16 de abril será a Semana Lunar, com o olhar voltado para o satélite natural da Terra. Assim como a Lua tem despertado a imaginação há milênios, nunca deixou de fascinar com os close-ups de suas crateras e mares.
Neste domingo, 10 de abril, e no sábado seguinte, 16 de abril, as observações ocorrerão no Calçadão de Chapecó, às 19h30, enquanto no dia 13, quarta-feira, serão na Unochapecó, ao lado do terminal de ônibus, às 18h30. Já no domingo, 17 de abril, haverá mudança na observação, da noite para o dia, para a visualização da estrela mais próxima da Terra, o Sol, no Calçadão de Chapecó, às 9h.

Fonte: www.unochapeco.edu.br

Comentários

Postagens mais visitadas