MÊS GLOBAL DA ASTRONOMIA 2012


MÊS GLOBAL DA ASTRONOMIA 2012
(Global Astronomy Month- GAM)


        Em abril de 2011, o Mês Global da Astronomia (GAM – Global Astronomy Month) reuniu milhares de pessoas apaixonadas e organizações em todo o mundo para celebrar o maior evento global de astronomia.
As 100 horas de Astronomia organizado pelo AIA 2009 (Ano Internacional da Astronomia 2009) mostrou o que a comunidade da astronomia pode fazer em conjunto. Astrônomos amadores, clubes, centro de ciência e outros eventos realizados em todo mundo, atraindo grandes públicos a observarem através das oculares de um telescópio as belezas do céu noturno. O Mês Global da Astronomia, organizado pelos Astrônomos Sem Fronteiras em 2011 foi o maior evento desde o AIA 2009, conforme relatório disponível na página dos Astrônomos Sem Fronteiras (www.astronomerswithoutborders.org).
A terceira edição do Mês Global da Astronomia em 2012 promete ser muito maior, trazendo novos atrativos aos entusiastas, aproximando cada vez mais as pessoas a conhecerem a beleza do céu. Mais uma vez, o Grupo de Estudos em Astronomia vinculado ao curso de Física da UNOCHAPECÓ traz essa grande oportunidade para o povo chapecoense e região.
O mês de abril será marcado por noites de observação do senhor dos anéis, o planeta Saturno, observação da companheira de viagem no espaço, a Lua. Também haverá noites para sensibilização do público para combater a poluição luminosa, convidando pessoas a medir o brilho do céu noturno e apresentar os dados ao Mês Global da Astronomia, e ainda, conscientizar a redução do consumo de energia elétrica para um planeta deveras sustentável. Noites de observação de céu profundo com belos aglomerados de estrelas e nebulosas. Observações remotas e palestras.
Todas as noites de observação do Mês Global da Astronomia serão acompanhadas por acadêmicos e professores do curso de Física e Grupo de Estudos em Astronomia da UNOCHAPECÓ, onde estarão à disposição para explicações e informações sobre o evento e os astros observados.
            Junte-se à celebração, em abril de 2012 o Mês Global da  Astronomia reunirá milhares de pessoas apaixonadas e centenas de organizações em todo o mundo para compartilhar o entusiasmo de maneiras inovadoras, conectando as pessoas por meio de um grande sentido de partilha do Universo! É um mês para celebrar o lema dos Astrônomos Sem Fronteiras - Um só povo, um único céu!
            Em breve novas informações.

Comentários

Postagens mais visitadas