RECURSOS SOLAR


O Mês Global da Astronomia não fica somente nas noites de observação ou observação Sol e palestras. Na página dos Astrônomos Sem Fronteiras (http://astronomerswithoutborders.org/) estão disponíveis diversos recursos que podem ser usados nas observações, como por exemplo, materiais para observação da Lua, materiais de ensino para ensinar as Astronomia para pessoas com necessidade especiais, para observação do Sol e materiais didáticos para o ensino de Astronomia.
            Como dia 01 de abril teremos observação do Sol, por que não utilizarmos esses recursos? O local de acesso para os recursos é http://astronomerswithoutborders.org/gam2012-resources/links.html, quase no final da página tem um tópico chamado “Solar Resources”, abaixo tem os links para diversos materiais, o primeiro link e para construção de um relógio do sol, simples e fácil de montar: Imprima a ultima folha do PDF que ira abrir, mas atenção, recorte onde está indicado, no local em que marca a inclinação em gruas, recorte conforme a sua latitude local. Para quem mora em Chapecó e regiões próximas a nossa latitude é 27°. Monte conforme as ilustrações e aponte a parte em que mostra as horas para o sul. Está pronto seu relógio do Sol.
            No segundo link você encontra um material para calcular o período e a velocidade de rotação Sol, mas não se preocupe com os cálculos, é muito simples. Na segunda página do material você pode registrar as manchas para fazer este cálculo. No dia da observação as pessoas que e queiram fazer este registro pedimos para que levem sua folha impressa e faça seu registro.
O terceiro link é um material explicativo de como observar o Sol. O quarto link é destinado a construção de um espectroscópio. Na página que abrir vai ser o material para imprimir, no lado superior direito tem um link que abrirá uma nova página explicando passo a passo como construir o espectroscópio.
            Na sequência da página esta a disposição outros links. Aproveitem ao máximo.

Comentários

Postagens mais visitadas