Observação da Lua crescente e Lua minguante no mês de agosto

Neste mês de agosto foi possível fazer duas observações muito interessantes da Lua. No dia 09 de agosto a Lua entrou em sua fase minguante e 16 horas mais tarde a Lua passaria pelo apogeu. O apogeu é o momento em que Lua encontra-se com a maior afastamento de sua órbita em torno da Terra. No dia 23 de agosto esteve em fase crescente, 18 horas mais tarde já no dia 24 de agosto a Lua esteve no perigeu. O perigeu marca o ponto mais próximo da Lua em torno da Terra. O momento de perigeu e apogeu acontece em todos os meses em um ponto diferente de sua órbita em torno da Terra.


Como os momentos de Lua minguante e Lua crescente quase coincidiram como apogeu e perigeu, foi possível fotografar o astro e observar seus tamanhos aparentes, como segue abaixo:

Imagem da esquerda: Lua crescente no perigeu. Imagem da direita: Lua minguante no apogeu.

Nas duas imagens é possível perceber nitidamente a diferença do tamanho aparente da lua. É possível observar também a diferença da quantidade de iluminação na Lua recebida pelo Sol. Para isso as imagens foram tomadas com o mesmo telescópio e a configuração da câmera para obtenção da imagem é a mesma para os dois momentos como descrito na imagem.

Um belo fenômeno digno de registro e observação. No próximo post, outras considerações a respeito desta observação.

Comentários

Postagens mais visitadas