A Ocultação de Júpiter pela Lua em 28/29 Novembro 2012!

Antônio Rosa Campos
CEAMIG – REA/Brasil – AWB
Na noite de 28 para 29 de novembro próximo, a Lua - 100% iluminada e com uma elongação de 175°, ocultará o planeta Júpiter (mag. 2.3) e (consequentemente) seus principais satélites naturais (Figura 1). Proporcionando um belo espetáculo aos observadores munidos com pequenos instrumentos óticos como: binóculos, lunetas e telescópios, esse evento poderá ser observado numa grande extensão dos continentes africano e sul americano. 

A posição dos satélites de Júpiter em 28 de novembro está representada na figura 02, podendo seus respectivos desaparecimentos e reaparecimentos ser também cronometrados das localidades onde a ocultação será visível.
Além das circunstâncias de gerais de visibilidade e também de desaparecimento e reaparecimento acima mencionadas, abaixo se encontram mapas com os continentes cuja faixa de visibilidade o fenômeno poderá ser observado. (figuras 3 e 4).

Faixa de visibilidade na África
Faixa de visibilidade na América do Sul

Assim sendo, os observadores localizados na Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai poderão acompanhar esse evento.

Observadores localizados na África do Sul, Angola, Botswana, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbábue, poderão acompanhar esse evento. As tabelas abaixo apresentam as circunstâncias para algumas cidades do continente africano; lembrando que esse evento ocorre já em 29 de novembro.


Júpiter é conhecido desde a mais remota antiguidade; um dos dias da semana (quarta-feira) lhe é consagrado, há mais de 2000 a.C., pelos caldeus. A mais antiga observação desde planeta, que se conhece, data de 3 de setembro do ano 140 a.C., quando ocultou a estrela Delta do Cancer (Mourão, 1984).

As ocultações de planetas pela Lua são fenômenos de rara beleza, onde seus registros constituem uma excelente oportunidade do astrofotógrafo, por exemplo, incrementar sua coleção, bem como ainda, ao astrônomo amador manter um registro significativamente importante desde que enviado para associações de pesquisas como a ALPO (Association Lunar and Planetary Observers), IOTA (International Occultation Timing Association) e no Brasil a REA (Rede de Astronomia Observacional).
FONTE: Disponível em Sky and Observers. Acesso em 27 de novembro de 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas