OBSERVEMOS O SOL 2

Como havia mencionado no artigo "Observemos o Sol", no mês de outubro iniciei as observação da Atividade Solar, ou seja, observando a quantidade de manchas solares. Reforçando, as

"manchas solares são depressões na fotosfera solar. Elas são mais frias (4000-4500K) que as áreas que as circundam (5800 K), e apresentam atividade magnética cerca de 1000 vezes maior que a atividade normal da superfície solar. As manchas solares são produzidas por campos magnéticos toroidais que se formam abaixo da fotosfera e que irrompem à superfície por empuxo magnético. O número de manchas solares varia de maneira irregular ao longo de um ciclo de aproximadamente 11 anos. As manchas solares estão relacionadas a outros fenômenos que ocorrem na superfície solar, por isso a presença, o tamanho e o número delas podem ser usados como indicadores do nível da atividade solar" (MAURO ALVES & CÁSSIA LYRA).

Como mencionado, o número de manchas na superfície do Sol varia de maneira irregular ao longo de um ciclo que dura aproximadamente 11 anos.

Mensalmente estarei publicando o gráfico de atividade solar. Assim, para aqueles que acessam o blog, poderam acompanhar o fluxo de atividade solar como segue abaixo:



Para entendimento do gráfico, as regiões que estão em branco, é devido a dias chuvosos ou nublado, onde impossibilita a observação. Na linha do gráfico vertical marca o número de manchas e na linha horizontal as datas de observação. O ciclo de observação do Sol é do dia 01 de outubro até o dia 07 de novembro. Todas as observação foram realizadas com um telescópio refrator de 70 mm de abertura, 700 mm de distância focal e ocular de 20 mm no método de observação por projeção do Sol.


Mais informações para observação de manchas solares neste link: http://rea-brasil.org/solar/

E para acompanhar imagens das manchas solares acessar: http://soho.nascom.nasa.gov/sunspots/

Comentários

Postagens mais visitadas