JÚPITER: O PLANETA GIGANTE DO SISTEMA SOLAR - Mês Global da Astronomia 2013


Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, sendo o seu diâmetro equatorial de 142.984 km. Na mitologia grega é Zeus, filho de Cronos e Rea, o deus por excelência, a divindade que veio ao mundo nos verdejantes bosques de Creta. Dizem que foi criado entre as ninfas. Para os filósofos clássicos, Júpiter simbolizava a vitória da Ordem e da Razão. Por todas as suas qualidade e virtude, Homero costumava chama-lo de “pai dos deuses e dos homens”, significado de seu nome, proveniente do sânscrito: dyn (deus) e pater (pai).

Foi Galileu Galilei quem observou Júpiter pela primeira vez com seu telescópio refrator em 1609. Com ele, Galileu descobriu as quatro maiores luas de Júpiter em 1610 que são conhecidas como luas galileanas, seus nomes são: Io, Calisto, Europa e Ganímedes. No total, Júpiter tem 63 satélites naturais.

Além de grandioso em estrutura física, Júpiter é belo. Sua constituição gasosa apresenta traço que marcam sua estrutura. Uma fenômeno muito interessante em Júpiter é a grande mancha vermelha. Essa mancha especial é na verdade uma imensa tempestade na atmosfera de Júpiter, tão grande que nela caberiam 2 ou 3 Terras. A tempestade já dura a mais de 400 anos e foi observada pela primeira vez por Galileu Galilei (apesar de algumas controvérsias históricas).

Uma curiosidade sobre Júpiter! Sabia que é possível ouvir Júpiter em um rádio AM? Para conhecer e saber outras curiosidades e fenômenos sobre Júpiter participe no dia 06 de abril, a partir das 19 horas no calçadão de Chapecó na noite de observação do Planeta Júpiter na Programação do Mês Global da Astronomia.
Obs.: Em caso de condições climáticas desfavoráveis não haverá observação.

Comentários

Postagens mais visitadas