OBSERVANDO A LUA - (Mês Global da Astronomia 2013)

A Lua é com certeza a maior inspiração para músicos, poetas e apaixonados. Mas ela é um muito mais do que isso, é nosso satélite. Ela nos acompanha nessa longa viagem pelo Universo.

Nas primeiras civilizações a Lua desempenhou papel fundamental na organização de cada povo. O movimento da Lua ao redor da Terra era usado para marcar os dias e a cada ciclo completo (Lua nova, crescente, cheia e minguante) era usado para marcar os meses, em outros povos era usada para prever a época de plantio e colheita. Antes de Galileu Galilei observar a Lua em 1609, as pessoas acreditavam que ela perfeita e com superfície plana, lisa. Com a invenção da luneta, Galileu apontou para o céu, e ao observar a Lua viu que a sua superfície era irregular, havia crateras, montanhas e locais chamadas de mares. Os mares (maria) foram formados por lavas que principalmente tiveram origem nos enormes impactos. Ao contrário do que se pensa sobre a Lua não pode haver nenhuma atividade vulcânica, no passado houve vários períodos de atividade.

A Lua contribuiu para os avanços da matemática e da física. Isaac Newton escreveu e comprovou em seu famoso livro Principia Mathematica, que o movimento das marés baixas e altas dos oceanos é caudada devido ao efeito gravitacional da Lua. Hoje sabemos também que a Lua é responsável por manter o eixo de inclinação da terra em 23,45°, essa é a inclinação responsável pelas estações do ano. Se o eixo fosse instável não teríamos uma data definida para o outono, inverno, primavera e verão, ou até mesmo um dia poderia ser muito frio e no dia seguinte muito quente.

A lua esta a uma distância média de 384.000 km, seu tamanho é de 3474,8 km, ou seja, um quarto do tamanho da terra. Não tendo atmosfera, não há erosão e a superfície da Lua mantém-se intacta durante milhões de anos. É apenas afetada pelas colisões de meteoros. O planeta Saturno possui 34 satélites e o planeta Júpiter possui 64 satélites, mas para nós somente um é necessário para encantar os olhos das pessoas. No telescópio sua beleza é completa, suas montanhas e crateras realmente chamam a atenção dos olhos do observador.

Venha conhecer e observar nossa companheira de viagem. Será no dia 14 de abril a partir das 18 horas com término as 20 horas no calçadão de Chapecó.



Obs.: Em caso de condições climáticas desfavoráveis não haverá observação.

Comentários

Postagens mais visitadas