BLOG ASTRONOMIA CHAPECÓ 2014

Boa noite.

O Blog Astronomia Chapecó está buscando com que as pessoas se aproximem e se apaixonem ainda mais pela Astronomia. Mas existe um objetivo maior por trás, é proporcionar aos amantes da astronomia de Chapecó e região, informações corretas daquilo que é possível observar daqui.

Neste tempo em que vem divulgando astronomia em todas as suas formas, este blog buscou atrair por aquilo que o céu nos reserva, na sua mais bela forma, um céu de todos...

Com administrador, acompanho no painel estatístico visualização de diversas partes do nosso planeta e é incrível a visualização do blog por pessoas de outros países, no Brasil. Fico muito feliz por esses números. De verdade. Isso não me interessa muito! Números são fáceis de ser obtidos. O importante é que as pessoas estão buscando informações sobre Astronomia. Isso é o que importa.

Tivemos o ano de 2013, repleto de grandes notícias e observações na astronomia. Entre as principais estavam os cometas... E para fechar bem o ano, Nova Centauri V1369.

Em 2014 teremos diversos outros fenômenos, como por exemplo, o Eclipse Lunar total, ocultação de Saturno, e quem sabe uma estrela nova mais brilhante ou um promissor cometa?

O diferença é que para astronomia de Chapecó será movimentada. Surpresas aconteceram, noites de observação se ampliaram, tendo hora de início e o fim será somente no nascer do Sol.

Novidade! Trabalharei muito para colocar como rotina dos chapecoenses e demais município da região e estado de Santa Catarina para divulgarmos Astronomia de forma diferente, através do hangout, ou seja, discussões e apresentações ao vivo sobre astronomia. O hangout para novo para nós, pois muitas outras pessoas já fazem isso semanalmente em outros estados ou outros grupos de Astronomia. Mas o diferencial é que aqui não teremos "blá, blá, blá", vamos falar de Astronomia, teremos discussões sim, mas muita Astronomia Observacional. Não queremos que as pessoas fiquem admirando palavras e imagens bonitas na frente da tela do computador, a Astronomia começa lá fora, no céu estrelado, seja a olho nu, binoculo ou telescópio ou até mesmo durante o dia, na observação do Sol e outros eventos. Usando o que Alexandre Amorim escreveu em sua página (www.costeira1.r10.net) e acrescentando com minhas palavras, existe muita gente que faz parte do CAOS - Clube de Astronomia Observadores do Stellarium. Sim, isso é uma crítica! Não estou desmerecendo o Stellarium, mas por exemplo, falar de Cometas, se você nunca colou o olho na ocular do telescópio.

Nos meses de janeiro e fevereiro o blog estará em atualização. Nas abas superiores serão acrescentados informações sobre observações, mas priorizando as observações realizadas em Chapecó, região e estado de Santa Catarina. Por que? Pra mostrar que é possível fazer astronomia, sem estar em grandes cidades ou capitais ou com a utilização de equipamentos sofisticados. Astronomia se aprende observando.

Nos demais meses serão divulgados programas de observações de astronomia, levando a observação em diversas regiões de Chapecó e a organização de observações durante toda a noite e madrugada.

No mês de Abril teremos o Mês Global da Astronomia. Que neste ano três grupos de Astronomia se empenharam para os trabalhos de observação e divulgação conforme calendário dos Astronomers Without Boders.

Sei que muita coisa faltou ser escrita neste post, ou pela pressa, ficou mais escrito ou explicado. Teremos novas 365 dias do próximo ano para apreciarmos ainda mais a Astronomia e principalmente, mostrando ao povo chapecoense os melhores motivos de se conhecer o céu, principalmente o céu de nossa cidade.

Agradeço a todos de que alguma forma contribuíram para fazer com que a Astronomia Chapecó continue acontecendo.

Muito obrigado.

Atenciosamente,


Diego de Bastiani

Comentários

Postagens mais visitadas