Eclipse Lunar total em 15 de abril

Assim como todos os dias, a Terra projeta uma sombra, ocasionada devido a projeção dos raios solares sobre sua superfície, neste lado é dia para os habitantes desse humilde planeta, do outro lado será noite. Não é tão fácil perceber a sombra de nosso planeta, exceto em noites de Eclipse Lunar. Para os povos antigo, era um motivo de preocupação, ao ver a lua coberta por uma sombra, observam o cor da Lua mudar, isso assustava-os...
São diversas são as crenças, eram dragões que tentavam devorar a Lua, ou pessoas aqui na Terra gritando ou fazendo muito barulho, acreditando que isso era possível para espantar seus demônios e fazer com que a Lua permanecesse ali. Era compreensível o desespero desse povo, numa era tão antiga, que remonta os primeiros homens existentes na Terra, a Lua não era só um objeto de admiração, mas era o calendário desses povos, e ainda é usado por alguns países.

Muito tempo depois foi descobriram que sombra e cores diferenciadas se tratava de um fenômeno, e ainda eles conseguiam predizer quando ocorreriam os próximos. Esse fenômeno é hoje conhecimento com Eclipse Lunar.



De forma simples, o eclipse lunar acontece quando a Lua penetrar parcialmente ou totalmente no cone de sombra projetado pela Terra. O Eclipse Lunar acontecem em noites de Lua cheia, mas não todas as noites de Lua cheia, isso por que o plano da órbita da Luna está inclinada 5 graus em relação ao plano da órbita que a Terra realiza ao redor do Sol, como mostrado na imagem abaixo.


















Ou seja, para que aconteça o eclipse lunar, a fase da Lua cheia precisa coincidir com a passagem da Lua pelo plano da órbita da Terra, este ponto é chamado de nodo orbital.





















Ainda, a Lua atravessa duas regiões da sombra projeta pela Terra: a umbra e a penumbra. A umbra é a região onde não há iluminação direta do Sol, já na penumbra, parte da radiação é bloqueada. Eclipses penumbrais também podem acontecer, ocasionando uma mudança de cores não perceptíveis, ou se a Lua entrar inteiramente na penumbra, ocorre um raro eclipse penumbral com variações em sua luminosidade.
Quando a Lua entra na umbra pode ocorrer eclipse parcial ou total. No eclipse lunar parcial, parte da Lua é obscurecida pela sombra da Terra e no eclipse total, quando toda a face visível fica obscurecida.

























Durante a passagem no cone da sombra da Terra, a Lua não fica totalmente obscurecida, mesmo em eclipses totais, podendo assumir colorações diferentes (avermelhada ou alaranjada), devido ao fenômeno de refração e dispersão da luz solar na atmosfera da Terra, como mostra a imagem abaixo.




Na madruga do dia 15 de abril, a partir das 1 hora e 53 minutos da madrugada, seremos contemplados mais uma vez por esse belo fenômeno.

Abaixo dados extraídos no site da NASA: http://eclipse.gsfc.nasa.gov/eclipse.html

O horário indicado na imagem esta em tempo universal - TU, para saber o horário de cada momento do eclipse basta subtrair 3 horas, ou seja [-3h].

O momento P1, indica o instante de entrada na penumbra. U1, instante de entrada na umbra. O instante U2 indica o inicio do eclipse total. U3 indica o momento final da totalidade ou saída da umbra. U4, saída total da umbra. P4 saída total da penumbra.

A duração total do eclipse total será de 01h17m48s, finalizando no início da manhã, quando o Sol começa a nascer. Certamente um belo fenômeno a ser apreciado.

Ótima observação a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas