Sobre

SOBRE ASTRONOMIA CHAPECÓ
 
Está página está ativa desde maio de 2008, surgindo da necessidade em ter meio de divulgação da Astronomia no município de Chapecó. O blog busca informa para Chapecó e Região sobre noites de observação na comunidade e nas escolas, informações sobre fenômenos astronômicos possíveis de ser observado e os estudos e pesquisas desenvolvidas na área de astronomia em Chapecó e Região.Desta forma buscando aproximar cada vez mais as pessoas dessa ciência que fascina a todos. Contempla também um espaço para que pessoas façam seus comentários e perguntas sobre fenômenos astronômicos.

Desde sua criação o blog já possui mais de 14 mil acessos de diferentes países do planeta, como é possível observar na imagem abaixo:

Disponível no sistema de estatística do blogger

Este valor é muito significativo tendo em vista o interesse das pessoas pela astronomia.


SOBRE O ADMINISTRADOR

Meu nome é Diego de Bastiani, criador do blog Astronomia Chapecó. Sou formado em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil pela UNOCHAPECÓ, Pós-Graduado em Educação com enfase em Gestão Escolar pela UCEFF. Atualmente estou cursando Graduação Física - Licenciatura Plena na UNOCHAPECÓ e trabalho na Secretaria Municipal de Educação de Chapecó como Técnico Administrativo do Conselho Municipal de Educação, Conselho de Alimentação Escolar e Conselho Municipal do FUNDEB.

A Astronomia sempre fez meus olhos brilharem, minha primeira aproximação com essa ciência foi em 1994 com eclipse solar total que aconteceu em Chapecó e região. Infelizmente não pude observar, pois muitos tinham a cresça que o eclipse poderia cegar a pessoa que olhasse para o Sol naquele momento, por esse motivo minha mãe nos deixou dentro de casa, por alguns minutos pude observar o dia virando noite e novamente o Sol voltando a iluminar minha cidade pela janela de vidro oposto a posição do Sol, depois desse momento sempre estive atento as informações na televisão e filmes, mais tarde com algumas leituras.

Em 2007 foi o ano em que comecei a estudar a fundo está ciência após ter recebido um desafio lançado pela minha professora de Ciências na Educação no Curso de Pedagogia, professor Ione Slongo. Até então tive muitas dificuldades para começar a estudar astronomia, pois não conhecia ninguém nesta área para me repassar orientações. Em maio de 2008 criei este blog para divulgar um pouco mais essa ciência. No final de 2008 conheci o professor Antonio Nóbrega com doutorado em Astronomia. Deste momento em diante as coisas saíram um pouco mais do chão, onde encaminhamos um projeto junto ao CNPq para a liberação de recursos para aquisição de um telescópio e demais equipamentos, sendo que no ano seguinte, 2009, seria o Ano Internacional da Astronomia. No final de 2008 fiz a aquisição do meu primeiro instrumento, um telescópio Refletor de 6" com base dobsoniana.

No ano de 2009 com o Ano Internacional da Astronomia foi criado o Grupo de Estudo em Astronomia da UNOCHAPECÓ no qual faço parte até hoje, operando um telescópio Schimit-Cassegrain de 8" que é utilizado em observações em escolas e cidades vizinhas. 

Hoje faço parte também do recente Grupo de Estudos e Observação Astronômica Sigma Octantis aqui de Chapecó.


Comentários

Unknown disse…
Diego
Li o seu relato e vejo uma vez mais que quando uma porta fecha-se outras muitas poderão abrir-se. Você foi privado de ver o eclipse do sol de 94, porém tens agora a oportunidade de conhecer muito do UNIVERSO.
Abraços
Pedro Belotto
Unknown disse…
Diego
Li o seu relato e vejo uma vez mais que quando uma porta fecha-se outras muitas poderão abrir-se. Você foi privado de ver o eclipse do sol de 94, porém tens agora a oportunidade de conhecer muito do UNIVERSO.
Abraços
Pedro Belotto
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Sou apaixonada por astronomia. Como consigo entrar pra esse grupo de estudos?

Postagens mais visitadas