Astrônomos detectam raios pela primeira vez em Marte


Pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) anunciaram que conseguiram detectar pela primeira vez sinais de descargas elétricas durante tempestades de poeira na superfície de Marte.



A equipe de pesquisadores afirma que a prova da ocorrência de raios pode trazer grandes avanços no estudo do planeta. "Os raios afetam a química atmosférica do planeta, a chance de ser habitável e os preparativos para uma exploração futura, além da possível origem de vida", explicou o cientista brasileiro Nilton Renno, um dos pesquisadores da equipe de Michigan.

Para detectar os raios, os astrônomos utilizaram um novo aparelho desenvolvido no Laboratório de Investigação de Física Espacial e que identifica micro-ondas. O instrumento é capaz de diferenciar a propagação de radiações térmicas e não térmicas.

As medições foram realizadas cinco horas por dia no período de 22 de maio e 16 de junho de 2006. A radiação não térmica, que sugere a presença de relâmpagos, foi detectada exatamente durante uma intensa tempestade de poeira na superfície de Marte.

Os relâmpagos não ocorreram associados à chuva. "O que vimos em Marte foi uma série de grandes descargas elétricas repentinas causadas por uma grande tempestade de pó", disse o professor Chris Ruf, coordenador das atividades.

Todos os resultados do estudo foram divulgados pela revista científica Geophysical Research Letters.


Foto: Concepção artística mostra intensa tempestade de poeira na superfície marciana e que segundo os especialistas causa as descargas elétricas no planeta. Crédito: Brian Grimm/Nilton Renno.

Fonte: www.apolo11.com


Comentários

Postagens mais visitadas