Bramon inicia 2015 com novos pareamentos


A Brazilian Meteor Observation Network iniciou 2015 com dois novos pareamentos de câmeras operando na região sul e sudeste do Brasil.

Em dezembro de 2014, estações de testes em Santa Catarina entraram em atividade e já realizaram seus primeiros registros.

Operadas por José Maria Micoli na cidade de Laguna/SC e Diego de Bastiani na cidade de Chapecó/SC, tais câmeras são atualmente o nó em operação com a menor latitude da rede e atualmente uma das mais baixas elevações equatoriais em todo o mundo na operação de vídeo meteoros.

A Bramon atualmente opera com suas câmeras orientadas em sua maioria para o norte (questões técnicas e estratégicas) e portanto, os meteoros que provem de declinações celestes sul são capturados em menor frequência.

Câmeras geograficamente mais ao Sul tem a possibilidade de registrar meteoros de radiantes de baixas declinações e quase ao zênite em relação a estações no centro oeste e nordeste por exemplo.

O objetivo principal da Bramon é catalogar meteoros e eventuais novos radiantes no hemisfério sul e estes novos pares cumprirão um papel de grande importância para a obtenção destes novos dados.


Novo pareamento inaugurado em Santa Catarina está entre os de menores elevações equatoriais atualmente em operação no mundo.



No Espírito Santo uma nova estação possibilitou a efetivação de outro “nó”, o que elevará o desempenho da rede em termos de triangulações e órbitas.

Situada na cidade de Colatina no Espírito Santo, a estação operada por Leonardo Simões fará pareamento com a estação em Vitória/ES operada por Luciana Fontes; está já uma estação antiga em operação da Bramon mas que ainda não estava realizando triangulação por não haver uma outra estação em atividade no estado.



Uma das primeiras capturas realizadas pela estação em Colatina/ES que triangulará com a estação em Vitória/ES
















Com estes novos “nós” de estações já em plena operação em janeiro de 2015 a Bramon estima um aumento no volume de dados em torno de 8% a 10%.

Neste mesmo período no ano passado a Bramon possuía apenas 3 estações em atividades em todo o país sem pareamento devido à grande distância entre as mesmas. Hoje esse número salta para 23 estações em todo o País!

Comentários

Postagens mais visitadas